Manual do Blok Supreme
Início do manual

Portas TCP utilizadas

O Blok Supreme utiliza portas TCP para a comunicação dos seus recursos na rede.
A porta padrão inicial utilizada por ele é a 32420, mas ele utiliza mais portas além dessa. A porta seguinte, 32421, já é reservada e utilizada para visualização de históricos em rede. As portas seguintes serão utilizadas para cada conta de usuário que se logar no Windows.
Normalmente você não precisa alterar essa porta inicial. Ela só precisará ser alterada quando você quiser permitir acesso pela Internet individualmente aos computadores da sua rede.

É nessa porta que as ferramentas de rede do Blok Supreme como o Configurador, o Status, o Visualizador de Históricos, o Smart Chat e o Smart Viewer vão se conectar.

Cada usuário que se logar no computador irá abrir uma outra porta que é obtida automaticamente de forma sequencial a partir do valor dessa porta inicial.
Exemplos:
- Em um computador da sua rede onde apenas uma conta de usuário é utilizada, assim que o usuário fizer logon no Windows, será aberta a porta 23422 para ele. Então nesse computador terá a porta 32420 e 32421 aberta para você se conectar com as ferramentas do Blok Supreme, mas terá também a porta 32422 aberta que será utilizada pelo Smart Viewer ou pelo Smart Chat para se conectar com aquele usuário em questão.
- Se você tiver um computador onde vários usuários podem se logar nele ao mesmo tempo, como um servidor por exemplo, quando o primeiro usuário se logar será aberta a porta 32422 para ele, os outros usuários que forem se logando vão utilizar as portas seguintes, 32423, 32424, 32425 e assim por diante de acordo com a quantia de usuários logados ao mesmo tempo.

Tanto no primeiro exemplo quanto no segundo repare que a primeira porta seguinte 32421 não é atribuída para usuário, ela fica reservada para uso interno do sistema.
Se você não vai alterar a porta padrão, não precisa nem se preocupar pois nesse caso na hora de se conectar com alguma das ferramentas de rede não é necessário informar a porta. Você só vai precisar alterar a porta quando você quer configurar acesso pela Internet de forma individual à qualquer computador da sua rede.

Configurando portas diferentes para possibilitar acesso pela Internet aos computadores da rede:

Exemplo: Se você tem uma rede com 5 computadores e quer ter acesso pela Internet à qualquer um deles, você deverá escolher uma porta diferente para cada um. No primeiro você deixa a porta padrão 32420, no outro coloca por exemplo a porta 32430, no outra a 32440, no outro 32450 e no último coloca a porta 32460. Assim cada computador terá uma porta diferente. Agora quando você quiser acessar algum deles pela Internet, nas ferramentas você vai informar o IP da conexão de Internet da rede e a porta do computador ao qual você quer se conectar. Então assim você saberá em qual computador se conectar baseado na porta dele.
Um detalhe é que no roteador você terá que configurar redirecionamentos de porta. Nesse exemplo para conexões nas portas 32420 até 32429 você configura redirecionamento para o IP do primeiro computador, já para a faixa da 32430 até 32439 vai para o IP do segundo computador e assim por diante.
Os valores das portas podem ser da sua escolha, mas deve cuidar para escolher portas com um intervalo entre elas de pelo menos 10. Isso porque é preciso ter portas sobrando para os usuários que podem se conectar no computador conforme explicado anteriormente.

Para mais detalhes veja o tópico Como configurar a rede para ter acesso pela Internet.

Alterando a porta TCP nas configurações:

Se você precisar alterar a porta TCP padrão do Blok Supreme por algum motivo em um determinado computador, essa alteração deve ser feita nas Opções de Rede do Configurador:



Basta digitar o novo valor de porta desejado e aplicar as alterações. O valor da porta deve ser um número entre 1024 e 65535.


Tópicos relacionados:

Início do manual

Configurador - Opções de Rede

Como configurar a rede para ter acesso pela Internet

Definindo/Configurando um servidor para o Blok

Smart Viewer | Monitoração em tempo real