MANUAL DE INSTRUÇÕES DO BLOK SUPREME
INÍCIO / ÍNDICE

Configurando a rede para ter acesso aos recursos do Blok pela Internet


Todos os recursos do BLok são prontos para usar em uma rede local, então se tiver uma VPN é tudo muito fácil, é só utilizar e pronto.
A solução mais simples então para contorlar PCs em Home Office com o Blok é ter uma VPN, pois assim os PCs mesmo estando em locais diferentes conectados pela Internet estão como se estivessem numa rede local (LAN).
Dessa forma é só usar o Smart Panel ou os recursos de Servidor do Blok como se estivesse administrando uma rede local. O Smart Panel é a ferramenta automática do Blok para administrar todos os PCs de uma rede de forma simples e fácil.
Existem várias soluções no mercado para se criar uma VPN como por exemplo Radmin.

Mas se você não quer criar uma VPN e quer usar os recursos do Blok pela Internet diretamente, ainda assim é possível, veja abaixo o tutorial:
Para que isso seja possível é necessário alguns requisitos e uma configuração no roteador:

- A conexão de Internet da sua rede precisará ter um IP fixo ou um serviço como o no-ip. Os computadores da rede que você quer acessar também deverão ter IP fixo.
- No roteador da rede deverá configuar redirecionamentos de porta (port forwarding ou virtual server) para os PCs que você quiser dar acesso aos recursos.
EXEMPLO ESQUEMÁTICO:



EXEMPLOS DETALHADOS:

CONFIGURANDO PARA ACESSAR 1 PC DA REDE

Para acessar um único computador da sua rede: Configure o redirecionamento de porta no roteador para o IP desse computador.
O Blok Supreme Pro pode utilizar 3 portas para todos os recursos: 32420, 32421 e 32422 por isso é recomendado configurar um redirecionamento para um intervalo de 5 portas por exemplo.
A porta incial padrão do Blok é 32420 TCP, para configurar o acesso à apenas 1 PC da rede não precisa alterar essa porta.

Exemplo em um rotador TPLink:




Obs: Cada modelo de roteador tem uma interface diferente, você deverá conhecer os recursos do seu rotador. Mas eles sempre tem opção para configurar redirecioamentos de porta, alguns chamam de port forwarding outros de virtual server, etc.

No exemplo acima o IP do computador que queremos acessar é 192.168.1.5 por isso no redirecionamento de porta foi informado o intervalo de portas 32420 até 32425 e o IP 192.168.1.5 a opção protocol pode deixar ALL (todos TCP e UDP), outras opções não precisa alterar.

Agora para acessar remotamente estando em qualquer lugar do mundo pela Internet, é só abrir a ferramenta desejada do Blok e se conectar informando o IP ou Host da conexão de Internet da rede onde está o computador ao qual quer se conectar.


Qualquer ferramenta do Blok Supreme Pro pode ser utilizada dessa forma, para configurar, obter relatórios ou acesso remoto.
Caso queira é possível baixar só as ferramentas de rede para administrar sem precisar instalar o Blok Supreme Pro no seu PC.

CONFIGURANDO PARA ACESSAR VÁRIOS PCs DA REDE

Visto o tutorial detalhado acima de como acessar 1 PC, você precisa ter em mente que ao se conectar com uma ferramenta do Blok pela Internet você se conecta ao roteador/modem da rede e o roteador deve encaminhar/intermediar essa conexão com o devido computador.
Isso é determinado pela porta TCP. Então para configurar de forma que possa acessar vários PCs da rede, é preciso definir uma porta diferente para o Blok em cada computador da rede.
Por padrão a porta inicial é 32420, essa porta pode ser alterada na Opções de Rede dentro das configurações do Blok.



Em cada computador você deverá alterar essa porta para um novo valor, escolha um valor com intervalo de 10 para cada computador. Isso porque o Blok utiliza até 3 portas para todos os seus recursos e um intervalo de 10 fica mais fácil de entender e memorizar.

Seguindo o exemplo do esquema inicial desse tutorial onde temos uma rede com 3 PCs:
PC01 IP 192.168.1.1 porta 32410
PC02 IP 192.168.1.2 porta 32420
PC03 IP 192.168.1.3 porta 32430
No roteador deverá configurar um redirecionametno para cada PC, e não esquecer que deve ser para um intervalo de portas.



Importante! Repare na imagem acima que ficou intervalo de 10: 32420 até 32429, 32430 até 32439 e assim por diante.
No roteador desse exemplo o intervalo é definido por Start Port e End Port.
Poderia ser intervalo de 3 ou 5 já funcionaria tudo certo, mas 10 fica mais fácil de memorizar e entender.

Para acessar remotamente estando em qualquer lugar do mundo pela Internet, é só abrir a ferramenta desejada do Blok e se conectar informando o IP ou Host da conexão de Internet da rede onde está o computador ao qual quer se conectar.
Qualquer ferramenta do Blok Supreme Pro pode ser utilizada dessa forma, para configurar, obter relatórios ou acesso remoto.
Caso queira é possível baixar só as ferramentas de rede para administrar sem precisar instalar o Blok Supreme Pro no seu PC.


Tópicos relacionados:

Início do manual

Configurador - Opções de Rede

Portas TCP utilizadas pelo Blok Supreme

Smart Viewer | Monitoração em tempo real