Manual do Blok Supreme
Início do manual

<< Voltar para a página anterior

Controlando computador em Home Office com o Blok Supreme Pro


Todos os recursos do BLok são prontos para usar em uma rede local, então se tiver uma VPN é tudo muito fácil, é só utilizar e pronto.
A solução mais simples então para controlar PCs em Home Office com o Blok é ter uma VPN, pois assim os PCs mesmo estando em locais diferentes conectados pela Internet estão como se estivessem numa rede local (LAN).
Existem várias soluções no mercado para se criar uma VPN como por exemplo Radmin.
Dessa forma é só usar o Smart Panel ou os recursos de Servidor do Blok como se estivesse administrando ele em uma rede local. O Smart Panel é a ferramenta automática do Blok para administrar todos os PCs de uma rede de forma simples e fácil.

Mas se você não quer criar uma VPN e quer usar os recursos do Blok pela Internet diretamente, ainda assim é possível, veja abaixo o tutorial:
Você pode configurar o Blok do computador do Home Office (do funcionário) para se conectar com o server da sua empresa. Dessa forma poderá controlar permissões e gerar relatórios de uso pelo Blok do server da sua empresa.

REQUISITOS

O Blok Supreme Pro é uma ferramenta muito segura, por isso para poder utilizar dessa forma (pela Internet) deverá configurar esse acesso externo na rede para o Blok do servidor.
Para isso deverá ter:
- IP fixo na conexão de Internet da rede onde estará o servidor (IP fixo ou um serviço como NoIP);
- Configurar os redirecionamentos de porta necessários no roteador/modem da rede onde estará o servidor;

Somente com esses requisitos e essa configuração especial é que o Blok do seu servidor poderá ser um server para o Blok das estações se conectarem à ele pela Internet.
Agora nas estações é muito simples, é só instalar o Blok Supreme Pro e ajustar opções para ele pegar as Opções, os Bloqueios e até gravar históricos no server.

Detalhes / Como configurar

O computador que será o servidor deverá ter IP fixo na rede local também, isso é necessário para que você possa configurar os redirecionamentos no roteador de forma consistente.
Então configure redirecionamentos de porta no roteador/modem da rede para o server, configurando para um intervalo de portas entre a 32420 até 32425.
Ex: Supondo que o IP do server na rede local seja 192.168.1.5, o redirecionamento no roteador/modem será para o intervalo de portas da 32420 até 32425 e para o IP dele que é 192.168.1.5, protocolo TCP.
Isso significa que as conexões que chegarem no modem nas portas 32420 até 32425 serão redirecionadas para o computador com o IP 192.168.1.5, que no caso desse exemplo é o server do Blok.

Agora o que fazer nas estações para o Blok da estação se conectar e pegar as opções, bloqueios e/ou gravar históricos no server:

Nas configurações do BLok em Opções de Rede altere os grupos desejados para ele se pegar do server ou gravar no caso de gravação de históricos, veja a imagem abaixo:


Dessa forma o Blok da estação vai se conectar lá com a rede do server, no caso com o server por causa do redirecionamento de porta no roteador que faz o encaminhamento da conexão com o Blok do server.
Basta então fazer isso igual para outras estações caso sejam várias, a configuração é a mesma em todas as estações.

No Blok do servidor você poderá administrar os bloqueios através de perfis de bloqueios, se precisar de detalhes clique aqui.
Os relatórios também é só pegar no Blok do server, lá estarão listados os PCs que gravaram dados nele para você pode gerar relatórios de uso (caso tenha ativado a gravação de históricos).

Outra forma mais simples (VPN)

Caso você já tenha uma VPN própria na sua empresa então tudo fica mais simples, basta instalar o Blok e utilizar os recursos de rede dele já com tudo pronto, como se estivesse na rede local.

<< Voltar para a página anterior

Tópicos relacionados:

Início do manual

Opções de Rede | Smart Panel

Servidor de bloqueios