Manual do Blok Supreme
Início do manual

Filtro de Programas

Com o Filtro de Programas você impede que o usuário utilize programas não autorizados. Além de controlar o uso de programas, com ele você aumenta a confiabilidade dos bloqueios, para mais detalhes veja o tópico A importância do Filtro de Programas.

Esse filtro bloqueia todos os programas e permite somente aqueles que você autorizar. Então qualquer outro programas que não esteja na lista dos programs permitidos será automaticamente bloqueado pelo filtro. Até mesmo instalações e desinstalações são controladas.
Para usar o filtro é muito simples, basta ligar e liberar os programas que o usuário poderá utilizar:



Liberando programas digitando diretamente o caminho do arquivo exe na lista:

Tem várias formas de liberar os programas necessários, uma delas é digitando diretamente na Lista dos programas permitidos o caminho do arquivo exe do programa em questão. Pode até ser apenas uma parte do caminho como por exemplo c:\windows\system32\ dessa forma todos os programas que estiverem nesse caminho serão permitidos.

Liberando programas através do Assistente:

Como nem sempre sabemos o caminho do arquivo exe do programas, outra forma de liberar é através do Assistente.
Clicando no botão será exibida uma tela preta que vai listar os programas que estiverem abertos:



Para liberar um programa pelo Assistente é só clicar no botão Permitir que tem abaixo de cada item. Feito isso o caminho dele será adicionar lá na Lista dos programas permitidos.
Para que os programas apareçam no Assistente é preciso que estejam abertos, então se algum programa que você precisa permitir não está aprecendo no Assisntente, abra o programa e então volte na tela do Assistente.

Para mais detalhes sobre o Assistente veja o tópico Assistente de bloqueios.

Liberando programas que acabaram sendo bloqueados depois, através das Notificações:

É comum esquecer de liberar algum programa e ele acabar sendo bloqueado, por isso é possível também liberar programas depois que eles foram bloqueados.
Caso algum programa que não era para bloquear acabe sendo bloqueado pelo filtro, depois que o bloqueio ocorrer é possível liberar ele com grande facilidade pelas Notificações.
O acesso às Notificações é feito pelo Menu de acesso:






É muito fácil liberar programas que foram bloqueados, veja todos os detalhes no tópico: Notificações

Modo SUPER

O Filtro de Programas atua em programas que possuam uma janela sendo exibida, mas se precisar que ele atue também em programas que rodam em segundo plano basta ligar a opção Modo SUPER.
Com essa opção ligada além de controlar os programas que tem uma janela sendo exibida e vai controlar também os programas que ficam em segundo plano. Programas ou processsos do sistema que estejam sob a conta System, como serviços por exemplo, ele não atua.

Modo TOTAL

Com esse modo ativado, a área de trabalho e a barra de tarefas do Explorer também serão bloqueadas. Dessa forma não haverá a área de trabalho e nem o menu iniciar do Windows, com isso uma nova barra de tarefas própria do Blok será mostrada na tela.

Barra de tarefas própria do Blok:

Essa barra de tarefas própria do Blok vai mostrar botões de atalho para os programas permitidos.
Se não quiser que algum dos programas permitidos apareça nessa barra é só remover o c:\ da frente do item na lista deixando somente o restante do caminho. Por exemplo, se você tem o programa c:\windows\system32\taskmgr.exe permitido mas não quer que ele apareça como atalho nessa barra de tarefas do Blok, basta deixar somente windows\system32\taskmgr.exe.

Bloqueios por horários (Horários de ativação):

Cada filtro tem a possibilidade de fazer bloqueios por horários, dessa forma você pode escolher em quais dias e horários o filtro estará ativado.
Para abrir a tabela de horários de ativação, na tela do filtro clique no botão
Para mais detalhes sobre como configurar horários de ativação veja o tópico Bloqueios por horários.

A importância do uso do Filtro de Programas:

O Filtro de Programas é muito importante para garantir a confiabilidade do Filtro de Sites e até a segurança geral do próprio Blok.
Para mais detalhes veja o tópico A importância do Filtro de Programas.

Bloqueando programas específicos com o Filtro de Janelas:

A única forma de fazer um controle confiável de programas é com um bloqueio total onde se libera os programas permitidos e isso é feito com o Filtro de Programas, mas mesmo assim caso precise bloquear programas específicos, pode fazer isso com o Filtro de Janelas.
Para mais detalhes sobre esse filtro veja o tópico Filtro de Janelas.


Tópicos relacionados:

Início do manual | Bloqueios | A importância do Filtro de Programas

Bloqueios por horários | Assistente de bloqueios | Liberando o que foi bloqueado

Filtro de Sites | Filtro de Janelas | Filtro Geral | Filtro de Skype | Filtro de Imagem | Filtro de Pendrive | Bloqueios Diversos